Rota Estrada D.Maria I - Batalha, Jardoeira

ROTA ESTRADA D. MARIA I / D. MARIA PIA

Freguesia de Batalha – Jardoeira

Centro de Património da Estremadura (CEPAE)

O CEPAE organizou no dia 25 de março com a Terra Mágicas das Lendas no Salão Nobre da Junta de Freguesia da Batalha uma Tertúlia com o orador Ricardo Chartres d’Azevedo sobre o seu livro “A Estrada de Rio Maior a Leiria”, que foi a inspiração para que se tenha planeado esta Rota Estrada D. Maria I / D. Maria Pia.  

Foi ainda homenageado pelo seu aniversário e longa vida dedicada aos estudos da sua terra, o ilustre investigador / escritor José Travaços, que na manhã desse dia à beira da Estrada de D. Maria I na Jardoeira tinha plantado uma oliveira “árvore própria do terreno” como diz o Alvará da Rainha para a construção dessa Estrada.  Essa foi a atividade que deu início a esta Rota celebrada desde a Freguesia de Asseiceira de Rio Maior até precisamente à Jardoeira na Batalha. E por que razão passou essa Estrada pela Jardoeira de Calvaria de Baixo?  

Explica muito bem esse livro, nosso roteiro, que embora esse percurso tivesse mais léguas passando por aqui, isso compensava porque os terrenos eram de melhor qualidade para a construção da Estrada e porque já havia lá um Chafariz com bastante água e ainda há!  

Com a sala cheia de pessoas, entre autarcas e associações de outras terras, onde foram também plantadas árvores e ou adotadas por já existirem junto à Estrada, prestou-se uma homenagem não só a rainha, mas todos os que por lá nasceram, viveram os simplesmente foram viandantes. Moderou o debate Adélio Amaro presidente do CEPAE que há longa data vem pugnando por investigar e dar a conhecer o património da região, contribuindo para valorizar as respetivas identidades locais. 

Neste dia 23 de setembro inaugura-se um totem junto à oliveira em cujo código QR se mostra a nossa visão aberta desta Rota, que se pretende replicável por vários anos e envolvendo cada vez mais interessados na defesa do Património. 

Um grande bem-haja a todos os colaboradores e interessados nestas memórias.


Felicidades ao CEPAE pelo seu 30.º aniversário do CEPAE (1993-2023).














Comentários