Rota Estrada D. Maria I/ D. Maria Pia

 LINK para procurar as atividades no Distrito de Leiria, Concelho Alcobaça, as nossas atividades já submetidas: Asseiceira, Alto da Serra, Benedita, Turquel e Moleanos - Jornadas Europeias do Património | JEP (patrimoniocultural.pt)

A Terra Mágica das Lendas organiza as seguintes atividades da Rota Estrada D. Maria I/ D. Maria Pia, enquadradas no âmbito das Jornadas Europeias do Património 2023.


Asseiceira

A Rota Estrada D. Maria I / D. Maria Pia começa na freguesia da Asseiceira, concelho de Rio Maior e estende-se até à Jardoeira, concelho da Batalha. O itinerário desta estrada ainda é visível em certos troços, onde nem a estrada nacional 1, nem o IC2 passam. Na Asseiceira e Alto da Serra, o traçado original da Estrada e parte dos muros que a ladeavam têm placas toponímias com o nome de D. Maria I, bem como em Pedreiras, concelho de Porto de Mós e Jardoeira no concelho da Batalha. Nas freguesias intermédias do concelho de Alcobaça: Benedita, Turquel, Moleanos de Évora de Alcobaça e Molianos de Aljubarrota chama-se Estrada D. Maria Pia.


Alto da Serra

Em finais do século XVIII, em 28 de março de 1791, a Rainha de Portugal D. Maria I, também é conhecida por D. Maria Pia, devido ao seu cognome de Piedosa, assinou o Alvará para a construção da principal estrada portuguesa que ligava Lisboa ao Porto.


Benedita

Considerando que esta Rota começou em 25 de março de 2023 e não tem prazo para terminar, enquanto existir o apoio das Associações Locais e das Juntas de Freguesia foram nessa data plantadas árvores ‘próprias do Terreno’ como recomenda o Alvará da Rainha e adotadas outras, numa homenagem à própria Rainha, às pessoas dos lugares e a todos os que lá nasceram, viveram, emigraram ou imigraram. 


Turquel

As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia, que envolve mais de 50 países, no âmbito da sensibilização dos povos europeus para a importância da salvaguarda do Património. 


Moleanos, Évora de Alcobaça

A ideia base é promover o acesso aos monumentos e sítios, convidando à participação ativa na descoberta de uma herança cultural comum, implicando o envolvimento dos cidadãos europeus com o património cultural. 


Moleanos, Aljubarrota

Os objetivos principais são reforçar os sentimentos de identidade cultural, de memória coletiva e de afirmação de um património comum cuja riqueza reside na sua diversidade. 


Pedreiras

Todos os anos a DGPC - Direção Geral do Património Cultural, coordenadora nacional desta celebração convida as entidades públicas, privadas, coletivas ou individuais a aderirem, organizando iniciativas nos dias definidos em cada ano.


Jardoeira

No site da DGPC já estão informações sobre os eventos da Rota Estrada D. Maria I / D. Maria Pia, cujo calendário se segue:  

- Dia 23 de setembro são inaugurados os seguintes totens:

Asseiceira – 11.00 horas, junto à oliveira plantada no dia 25 de março;

Alto da Serra – CASA DA MUDA – 15.00 horas, junto à oliveira plantada no dia 25 de março;

Benedita – Taberna T’Maria Galinha – 14.30h, junto à nogueira;

Turquel – Recinto da Festa da Capela, às 11.00h, junto à oliveira Zé Sapateiro;

Moleanos de Évora de Alcobaça – Rancho Folclórico dos Moleanos, 11.00h, junto à Lagoa do Barreirão;

Moleanos de Aljubarrota – Clube Moleanense, às 10.30h junto à Tília;


- Dia 24 de setembro, Domingo, são inaugurados os seguintes totens (pode sofrer alterações):

Pedreiras – junto ao jardim da freguesia, às 12.00 horas, junto às oliveiras aí adotadas por esta Rota:

Jardoeira – Zona Industrial, às 12.00 horas, junto à oliveira plantada no dia 25 de março;








Comentários