Visita de estudo a Lisboa: Palácio de Queluz e Basílica da Estrela

 


Domingo de Pascoela, dia 7 de abril de 2024

Visita de estudo a Lisboa: Palácio de Queluz e Basílica da Estrela 

 

 Visita ao Palácio de Queluz e à Basílica da Estrela /Igreja do Santíssimo Coração de Jesus, mandada construir pela filha de D. José I, cumprindo o voto se tivesse um filho primogénito.

Objetivos:

A - Conhecer melhor quem foi a 1.ª Rainha de Portugal, sua família, onde viveu, quem apoiou e quem detestou; outras obras que mandou fazer, além da Estrada Lisboa Porto e da Basílica da Estrela, um pouco da sua época em Portugal, na Europa e ida para o Brasil;

B - Conhecer melhor quem nós somos, pessoas ligadas às terras desta ROTA onde a Rainha é conhecida por dois nomes: D. MARIA I, no concelho de Rio Maior onde começa e na Batalha, concelho onde termina; e D. MARIA PIA é o seu nome no concelho de Alcobaça, devido ao seu  cognome, a Piedosa, por ter sido muito religiosa.

Transporte – Autocarro da CMA (20 euros)

ITINERÁRIO:

08h:00 Lagar do Rancho dos MOLEANOS (também entram pessoas de ALJUBARROTA)

08h:30 Associação MARÉ- Redondas /08h:45 JOMAFEL Benedita

09h:00 Alto da Serra CASA DA MUDA /09h:15 Asseiceira junto à Oliveira e ao TOTEM  

11h:00 Palácio de Queluz

12h:30 Almoço ou Farnel JARDIM DA ESTRELA   

15h:00 Basílica do Sagrado Coração de Jesus - Regresso /Chegada 19h00

Há boa disposição, histórias sérias e de fazer rir…

Inscrições: Terra Mágica das Lendas, Benedita, telemóvel 926 491 791

Datas importantes da época da rainha D. Maria I (séc. XVIII e séc. XIX)

1717- Construção do Convento de Mafra (D. João V)

1734- Nasce a Rainha, filha de D. José I, na cidade de Lisboa e morreu no Brasil em 1786.

1755- Terramoto de Lisboa. Questionário a todas as paróquias sobre efeitos do terramoto pedido  por Sebastião José de Carvalho e Melo, que alivia castigos aos Maçónicos estrangeiros em Portugal, que retiram a religião de ser a causa terramoto .

1747- Início construção Palácio Queluz por D. Pedro III, tio e marido de D. Maria I

1773- Extinção da Companhia de Jesus

1777- Sobe ao trono D. Maria I.

1779- Inicio construção Basílica da Estrela

1807-08- Ida da corte para o Brasil, 1807-08  Inicio Invasões Francesas

Figuras notáveis da época

D. Leonor de Portugal / Marquesa de Alorna (1750-1839): "Obras Poéticas" (seis volumes). Pertencia à família dos Távoras, acusados no atentado a D. José I e por isso executados. O seu pai ficou preso na Junqueira. Ela, a irmã, o irmão e a mãe foram encerradas no convento de Chelas de onde saíram, só depois de D. Maria I ter subido ao trono. Leonor distinguiu-se como poetisa e intelectual e por saber comunicar os seus conhecimentos com muita habilidade nas reuniões ‘outeiros’que se organizavam no convento com outros poetas. E depois em liberdade foi muito apreciada na corte de D. Maria I, onde lia e declamava poemas da sua autoria e de outros.

Manuel Maria Barbosa du Bocage (1765-1805) escreveu "Morte de D. Ignez de Castro" muito conhecido pelos seus poemas criticando quem era pouco útil na sociedade. Foi preso várias vezes e deportado…comparou o seu destino ao de Camões.

Outros nomes menos conhecidos: António Dinis da Cruz e Silva (1731-1799); Pedro António Correia Garção (1724-1772); Nicolau Tolentino de Almeida (1740-1811) e Filinto Elísio (1734-1819).

Como e para onde viajava a corte… Viajavam de barco e de carruagens (Museu dos Coches)

Salvaterra de Magos, Vila Viçosa, Mafra iam caçar. Todos, homens e mulheres eram bem treinados. Iam as termas como as de Caldas da Rainha. Visitaram os mosteiros de Alcobaça e batalha e a fabrica de vidros da Marinha Grande.

Comentários